sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Se, na crise, não se investir em Educação, o futuro será desastroso!
Na prática é o que todos já sabem: a Educação é a chave para o
desenvolvimento (verdadeiro) econômico de um país. Assim, especialistas já
dão o seu recado: "invistam em Educação, pois, do contrário, a crise de
hoje, lançará péssimas sementes para o desenvolvimento futuro"...
Pena que ainda se pense com um viés tão voltado no "Mercado", ao invés de
se pensar nas pessoas propriamente ditas! Dito de outro modo: pensa-se
sempre no Mercado e na Economia, ao invés de se pensar nos benefícios que
a Educação traz ao ser humano enquanto pessoa humana e não enquanto homo
hábilis que, com base na instrução recebida, é capaz de criar e gerar
sempre mais lucro...

América Latina precisa proteger educação da crise, dizem analistas

da France Presse, em Washington

Os governos latino-americanos devem proteger o investimento na educação
durante a atual crise econômica para reduzir a pobreza, alertaram
especialistas durante fórum do programa contra a pobreza da Millennium
Challenge Corporation (MCC), nesta quinta-feira. "Reduzir a pobreza
através do investimento em educação e saúde é a melhor maneira de
conseguir o desenvolvimento econômico", disse a presidente do Parlamento
Andino, Ivonne A-Baki.

"Se interrompermos os esforços na educação por causa da crise, vamos ter
problemas com a futura geração", afirmou A-Baki, candidata para dirigir a
Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura). De acordo com dados da agência ligada à ONU, a taxa bruta de
matrícula em escolas primárias na América Latina foi de 65% em 2006.

Cerca de 34% da população latino-americana (184 milhões de pessoas) se
encontra na pobreza, lembrou A-Baki. "Embora a taxa de pobreza na região
tenha diminuído nos últimos anos, muito mais necessita ser feito, em
especial diante da atual crise econômica", disse Eric Farnsworth,
vice-presidente do centro debates do Conselho das Américas.

Farnsworth identificou como principais desafios da região a diversificação
da economia, para superar o fato de 90% da população depender direta ou
indiretamente de matérias-primas, e a criação de postos de trabalho no
setor formal da economia.

A diretora da Fundação para o Desenvolvimento Pan-Americano, John
Sanbrailo, disse que o crescimento econômico "está tirando as pessoas da
pobreza mais do que qualquer outro fator" na região.

Desde a sua criação, o CCM já investiu US$ 1 bilhão em programas de luta
contra a pobreza na América Latina, disse um dos seus diretores, Aaron
Sherinian.

Fonte: Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u609299.shtml>.
Acesso em: 14 ago. 2009.

posted byDonarte N. dos Santos Jr.@sexta-feira, agosto 14, 2009  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
::::::::::::::::::::::::::::::::

A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

 
Bem vindo(a) ao Blog do prof. Donarte!!!

Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.

O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.

Sobre isso, ver "© Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:

 

FAÇAM BOM PROVEITO E BONS ESTUDOS!!!

ESTE BLOG

Última Publicação

SITE

Visite o site do professor
NOTAS DE AULA

Registro da Prática e Diário de Classe
MURAL

Visite o "Padlet" do professor
O QUE O PROFESSOR LÊ?

Últimas leituras



(Este espaço foi descontinuado)

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Geografia física.


Geografia humana.


Vestibular.
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO)

Projeto LIAU.



(Este espaço foi descontinuado)

BLOGS DOS ESTUDANTES (MARISTA ASSUNÇÃO 2010))

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009))

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARIA GORETTI 2006))

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARIA GORETTI 2005))

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS E SITES MAIS VISITADOS

  • Prof. Dr. phil. Agemir Bavaresco (Revista Opinião Filosófica)


  • Prof. Dr. phil. Eduardo Luft.


  • Prof. Dr. phil. Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior.


  • Prof. Pedro Demo (blog novo)


  • Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza.


  • Prof. Dr. Rualdo Menegat.


  • LINKS

  • Água Bio
  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • ANA
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Astronomia (Zênite)
  • BBC-Brasil
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Defesa Civil RS 199
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Brasil)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • IBGE
  • Meio Ambiente on line
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • Observatório Nacional-ON
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Scientific American-Brasil
  • Scientific Eletronic Library Online (SciELO)
  • Subaru Telescope
  • The Independent
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • TEXTOS RECENTES

    TEXTOS ANTIGOS

    O AUTOR

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    FACEBOOK

    Curta a "Fan Page" do autor!!!

    TWITTER

    Siga o autor no Twitter!!!
    E-MAIL

    Entre em contato com o autor
    LIVRO DE VISITAS

    Registre a sua visita neste blog :-)
    Nº. DE VISITANTES

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    © COPYRIGHT

    Todos os direitos Reservados.



    Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.


    É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida, com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO "TEMPLATE":

    09 de ago., 2023.